Ao conduzir os assuntos da AIP aderimos à seguinte Etica: O diálogo sobre a vinda juntos na base da humanidade comum, independentemente do fundo dos indivíduos.
Um futuro harmonioso, onde todos os povos do mundo, irám co-existir em paz e harmonia, só será possível através do diálogo em uma atmosfera de entendimento mútuo.
Por trás, a maioria dos conflitos sociais do nosso tempo residem na falta de compreensão do "outro".
A coesão social é ameaçada por quatro grandes causas, ou seja, a ignorância, a pobreza, a falta de união e desinformação.
Por esta razão, como AIP gostaríamos de contribuir para a sociedade moçambicana na redução dos problemas mencionados e colmatar o fosso entre ricos e pobres através da mobilização dos nossos voluntários e se envolver em trabalho de assistência na comunidade.
Pobreza é um dos maiores males que ameaçam a paz e a coesão social e as obras de socorro servem o propósito de estabelecer pontes entre ricos e pobres e apreciação das circunstâncias de cada um.
Em tais projetos nós cooperamos com escolas estabelecidas por empresários turcos e voluntários que têm uma forte ligação da comunidade e têm sido um bom desempenho em seu campo e eles compartilham ethos semelhante como o nosso, especialmente em sua abordagem para valores universais comuns.