As pessoas estão falando sobre a paz, o contentamento, a ecologia, a justiça, a tolerância e o diálogo. Infelizmente, a visão de mundo materialista predominante perturba o equilíbrio entre a humanidade e a natureza e dentro dos indivíduos. Essa harmonia e paz só ocorre quando os reinos materiais e espirituais são reconciliados.
Religião reconcilia os opostos: a religião, a ciência, este-mundo próximo mundo, livros da natureza Divina, material e espiritual, e o espírito de corpo. Ele pode conter o materialismo científico, colocar a ciência em seu devido lugar, e acabar com conflitos de longa data. As ciências naturais, o que deve levar as pessoas a Deus, em vez causa descrença generalizada. Como esta tendência é mais forte no Ocidente, e porque o cristianismo é o mais influenciado, o diálogo entre muçulmanos e cristãos é indispensavel.
Diálogo inter-religioso procura perceber a unicidade basica da religião e unidade e da universalidade da crença. Religião abraça todas as crenças e raças em fraternidade, e exalta o amor, o respeito, a tolerância, o perdão, a misericórdia, direitos humanos, paz, fraternidade e liberdade. -M. Fethullah Gülen-
Acreditamos que o diálogo com os membros de outras religiões tornou-se uma necessidade para a busca de soluções para os nossos problemas comuns hoje em dia. Devemos aceitar nas pessoas de outras religiões, em suas próprias posições, como cristãos, muçulmanos, judeus, hindus, budistas etc - e não criticar suas crenças e práticas religiosas de acordo com nossos próprios.
Se nós gostamos de ser respeitados em nossas próprias crenças, devemos respeitar as crenças dos outros. Um dos objetivos principal neste processo de diálogo deve ser o bom- prazer de Deus e sua ajuda para difundir a bondade, a misericórdia, a justiça e o bem-estar em todo o mundo para a humanidade inteira, sem distinção de religião das pessoas, cultura, etnia, língua ou qualquer outra classificação.
Nas actividades de diálogo, concentrando-se em pontos em comum, como uma terra compartilhada - mundo: a nossa humanidade comum, os valores universais, necessidades e medos, e assim por diante, vamos reconhecer mais uma vez que temos muito mais em comum que nos unem ao invés de diferenças. Na verdade também são dadas por Deus as diferenças entre várias comunidades religiosas, não devemos considerá-los como problemas em vez de, talvez, devêssemos celebrá-los por fazer o nosso mundo mais colorido.
Como AIP acreditamos que o Diálogo inter-Religioso pode ser de um factor bastante importante para alcançar a reconciliação social e local na escala global e estabelecer uma paz e harmonia constante no nosso mundo.
Deste modo, como AIP temos uma plataforma inter-religioso para os membros de todas comunidades de fé para organizar Seminários, Painéis e outros encontros de modo a reunir os membros de todas as comunidades de fé para o alcance de uma melhor compreensão sobre identidade religiosa e social de cada um.
Nós. acreditamos que Religiões e Communidades Religiosas podem criar uma enorme sinergia para a harmonia e a coexistência pacífica.